Morar em cidade grande com maiores espaços de área verde, como parques, praças públicas e jardins, pode ser benéfico para a saúde mental.
Ter qualidade de vida é o desejo de todos que buscam um lugar para morar. Se esse lugar possui áreas verdes em suas proximidades, essa qualidade é garantida.
Vantagens de morar perto de áreas verdes
Combate ao estresse, através de caminhadas e corridas, ou de exercícios físicos com regularidade.
Contato com ar puro.
Garantia de conforto térmico, uma vez que todas atividades ficam muito mais agradáveis se você estiver em lugares arborizados, cheios de vegetação e com sombras à vontade.
Correlação entre natureza, bem-estar e qualidade de vida
Pesquisas realizadas pelo Departamento de Saúde Pública dos Estados Unidos mostraram que a incidência de diabetes é 14% menor e a de hipertensão chega a ser 13% menor em pessoas que vivem e moram próximas a parques com áreas verdes.
Cientistas ingleses também realizaram um outro estudo que evidenciou que, além de benefícios físicos, morar próximo a áreas verdes proporciona também mais equilíbrio emocional, sendo de grande ajuda na diminuição da incidência de problemas relacionados à saúde mental, como depressão e ansiedade, por exemplo.
Neste estudo, os cientistas relatam que os benefícios de viver próximo à natureza duram muitos anos, inclusive depois que o morador deixa esses locais, e que viver em lugares que não oferecem qualquer possibilidade de contato com áreas verdes afeta negativamente a saúde mental dos moradores.