Podcast é um programa de áudio que fica disponível em dispositivos com acesso à internet. A palavra é uma junção de iPod (dispositivo de áudio da Apple) e broadcast (que é a distribuição de conteúdo de rádio ou TV).
O termo surgiu no começo do anos 2000, mas o primeiro episódio no Brasil ficou disponível em 2004.
O crescimento do Podcast no cenário brasileiro
Antes mesmo da pandemia, os podcasts já vinham conquistando corações e ouvidos, especialmente entre aqueles que procuravam otimizar os inevitáveis deslocamentos diários, como por exemplo a ida ao trabalho em um distribuidor de produtos químicos.
Em 2019, uma pesquisa do Ibope revelou que, dos cerca de 120 milhões de brasileiros com acesso à internet, em torno de 50 milhões já tinham experimentado ouvir algum podcast, correspondendo a uma notável marca de 40%. Contudo, o estudo também mostrou que 32% desses usuários de internet ainda desconheciam o que era um podcast, indicando um grande potencial de crescimento para o formato no Brasil. E, de fato, foi isso que aconteceu com a chegada da pandemia.
Um levantamento feito pela Globo em parceria com o Ibope constatou que 57% dos entrevistados começaram a ouvir podcasts com o surgimento do coronavírus e as mudanças nas rotinas diárias. Inicialmente, pode parecer surpreendente que os podcasts tenham alcançado mais ouvintes num período em que muitos pararam de se deslocar diariamente para o trabalho.
No entanto, com a redução dos deslocamentos, as pessoas começaram a integrar os podcasts em suas rotinas domésticas, nos momentos de relaxamento antes de dormir e até durante horas de trabalho ou estudo frente ao computador, transformando-os numa companhia constante.