Waze e Google Maps são aplicativos de navegação GPS muito populares em trajetos de carro, transporte público ou a pé. Ambos permitem fazer buscas antes de iniciar uma nova viagem, consultar o trânsito em regiões específicas e encontrar pontos de interesse em mapas digitais.

A seguir falaremos de algumas de suas funções:

Compatibilidade

Waze e Google Maps funcionam em praticamente todos os dispositivos compatíveis com Android e iOS, mesmo em versões mais antigas de ambos os sistemas.

Interface

O Waze tem um conjunto de funções ligeiramente mais enxuto que o Google Maps, e isso se reflete na interface do aplicativo, que por sua vez é mais simples. Como o objetivo do Waze é ajudar motoristas a chegarem ao destino no menor período de tempo, não tem muito o que inventar. Essa é uma ótima característica, pois torna a visualização menos confusa.

Em contrapartida, o Google Maps engloba muito mais elementos além da simples navegação do ponto A até o ponto B, com destaque para recomendações de locais nas proximidades até o fim do trajeto.

Mapas e navegação

Tanto Waze quanto Google Maps agrupam uma infinidade de mapas para que você pesquise trajetos e visualize o caminho em um mapa interativo. Você digita um endereço, o aplicativo traça uma rota e basta seguir por aquele percurso. Dificilmente os apps não terão um local em sua base de dados, já que tem mapa para praticamente qualquer lugar que você for buscar.

As coisas mudam de um app para o outro quando levamos em consideração a abrangência de cada serviço.

Conclusão

O Waze tem como diferencial o foco nos motoristas de carros e motocicletas, sendo o mais indicado se você quer algo mais simples e exclusivo para os trajetos mais rápidos. A interface tem os aspectos de uma rede social, e por isso pode soar familiar para a maioria dos usuários.

Já o Google Maps abrange um número maior de recursos que atendem não somente os motoristas, mas também os pedestres que andam a pé, usam transporte público ou vão de bicicleta. Por se tratar de um serviço do Google, as informações tendem a vir mais completas.